O que dizem os especialistas

hero_daddy_girl

Especialistas científicos do mundo inteiro confirmam a segurança da Sucralose e seu papel em produtos de reduzido teor calórico como parte da luta contra os níveis crescentes de obesidade. Citamos abaixo algumas declarações sobre os benefícios e segurança da Sucralose:

“Para investigar a segurança da Sucralose, a FDA analisou dados de mais de 110 estudos com seres humanos e animais. Muitos dos estudos destinavam-se a identificar possíveis efeitos tóxicos, inclusive efeitos carcinogénicos, reprodutivos e neurológicos. Não foram observados tais efeitos e a aprovação da FDA baseia-se na constatação de que a Sucralose é segura para o consumo humano.”
Documento de Discussão da FDA, T98-16.

“Há provas adequadas, [para a Sucralose], para eliminar os temores quanto à sua mutagenicidade, carcinogenicidade e toxicidade no desenvolvimento ou reprodutiva.”
Opinião do Comité Científico sobre Alimentação da Comissão Europeia sobre a Sucralose, 7 de Setembro de 2000

“Todos os adoçantes de baixo teor calórico dos Estados Unidos passaram por testes rigorosos antes de serem aprovados. Os resultados dos testes demonstraram que os adoçantes de baixo teor calórico são seguros para o consumo por toda a população, inclusive crianças e mulheres grávidas. A Sucralose é o mais recente adoçante de baixo teor calórico no mercado. A Sucralose não é afectada pelo calor e mantém seu poder adoçante em bebidas quentes, produtos de panificação e alimentos processados.” 
Associação Americana de Diabetes

“A Sucralose (Splenda®) foi aprovada pela FDA como adoçante de mesa em 1998, seguida da sua aprovação como adoçante para fins gerais em 1999. Antes de aprovar a Sucralose, a FDA examinou mais de 100 estudos de segurança que haviam sido conduzidos, inclusive estudos para avaliar o risco de cancro. Os resultados destes estudos não trouxeram nenhuma prova de que estes adoçantes possam causar o cancro ou apresentar qualquer outra ameaça à saúde humana.”
Instituto Nacional do Cancro

Para obter mais informações sobre a Sucralose, visite:

Organizações de ciência e saúde

Autoridades reguladoras

Informações sobre produtos e adoçantes

Informações gerais sobre a Sucralose e os adoçantes

Journal of the American Dietetic Association 2004; 104 (2), págs. 255-275.

Aprovação das entidades reguladoras

Nos Estados Unidos, a Sucralose foi submetida a um rigoroso processo de aprovação de aditivos alimentares pela FDA (Administração de Fármacos e Alimentos). Em 1998, a FDA aprovou o uso da Sucralose em 15 categorias de alimentos e bebidas, a mais abrangente aprovação inicial já dada a um aditivo alimentar. Em Agosto de 1999, apenas 16 meses depois, a FDA ampliou sua aprovação da Sucralose de forma a incluir seu uso geral em todos os tipos de alimentos e bebidas.